
Bela Gil conta como surgiu o Camarote Expresso 2222 e passa a assinar o cardápio do espaço
Bela Gil revelou, nesta quarta-feira (11), detalhes sobre como surgiu o tradicional camarote Expresso 2222. A fala aconteceu durante a coletiva de imprensa do espaço, que em 2026 fará uma homenagem especial a Preta Gil no Carnaval.
Pela primeira vez, a chef integra oficialmente o projeto levando sua experiência na gastronomia para o evento. Segundo Bela, a criação do Expresso está ligada ao seu desejo de viver intensamente a folia, somado ao olhar visionário de sua mãe, Flora Gil.
“Eu sou baiana, eu gosto muito da música baiana, todas as suas variedades: axé, música afro… e escutava muito em casa, amava todas as bandas e na época do Carnaval, eu queria estar na rua para poder assistir tudo isso”, conta Bela.
Ela também relembrou um episódio marcante da infância: aos 10 anos, foi curtir o bloco Timbalada ao lado da irmã e do cunhado, mas acabou recebendo uma notificação do Juizado de Menores por estar presente no circuito.
Para evitar novos problemas e permitir que a filha aproveitasse a festa com tranquilidade, Flora organizou um espaço no mesmo prédio onde hoje funciona o Expresso 2222 e montou um camarote “só para amigos”.
“Só que ela, do jeito que é, super empreendedora, empresária, geminiana, agregadora… ela e Preta são as pessoas da família que gostam de gente, agregar, festa, não existe um almocinho para minha mãe… Então o ‘só a gente dela’ virou esse evento anual do Expresso para 1.200 pessoas por dia”, completa.
A iniciativa de dedicar a edição deste ano a Preta partiu de Fafá, tia de Bela. “Ela não é lembrança, ela é presença e só de estar nesse espaço, com essas cores, esses brilhos, a gente sente a presença dela aqui”, declara.
