Planta de jade. 12 plantas de interior para refrescar ou secar o ar dentro de casa

12 plantas de interior para refrescar ou secar o ar dentro de casa

Tempo de leitura8 min

Plantas de interior são incríveis. Elas iluminam seu espaço e lhe dão um ser vivo com quem você pode conversar quando não há humanos à vista.

Acontece que ter uma quantidade suficiente das plantas certas também pode adicionar umidade (também conhecida como umidificação) ao ar interno, o que pode trazer muitos benefícios à saúde.
Sim, a quantidade certa de umidade no ar pode:

  • aliviar a pele e os lábios secos
  • prevenir  garganta seca
  • acalmar seios nasais secos e irritação nasal
  • prevenir hemorragias nasais
  • reduzir a probabilidade de  infecções  e  alergias

As plantas aumentam a umidade do ar por meio de um processo chamado evapotranspiração.

A água do solo sobe pelas raízes da planta, pelos caules e chega às folhas (transpiração), onde evapora no ar através dos poros das folhas, chamados estômatos.

Pronto para trabalhar no seu polegar verde? Vamos cobrir quais plantas obter e quais evitar, e até mesmo dar algumas dicas profissionais para ajudar você a aproveitar ao máximo suas plantas.

12 plantas de interior para refrescar ou secar o ar dentro de casa

Planta aranha

As plantas-aranha são uma das melhores plantas que você pode comprar para aumentar a umidade interna, de acordo com uma pesquisa de 2015.

Até a NASA concorda. Ela fez um  estudo  nos anos 80 que descobriu que as plantas-aranha são capazes de remover toxinas como monóxido de carbono e formaldeído do ar interno.

Talvez a parte mais legal de tudo? Eles são super fáceis de cultivar.

Seus caules crescem longos. Um recipiente suspenso é melhor para que a planta tenha espaço para cascatear.
As plantas-aranha crescem melhor em luz solar indireta e brilhante, então tente mantê-las perto de uma janela que receba bastante luz natural. Tente manter o solo úmido, mas não encharcado.

Planta de jade
Planta de jade

Planta de jade

Pesquisas mostram que uma planta de jade pode aumentar a umidade relativa em um cômodo. A maior parte de sua evapotranspiração acontece no escuro, o que a torna uma boa opção para aumentar a umidade durante os meses mais escuros do ano.

Para ajudar a manter uma planta de jade prosperando, mantenha-a em um local iluminado, como perto de uma janela virada para o sul. Quanto à rega, a quantidade que você dá depende da época do ano.

A primavera e o verão são as épocas de crescimento ativo, então você vai querer regá-la profundamente e esperar até que o solo esteja quase seco para regá-la novamente.

No outono e no inverno, o crescimento diminui ou para, então você pode deixar o solo secar completamente antes de regar novamente.

Palmeira areca
Palmeira areca

Palmeira areca

As palmeiras tendem a ser ótimas para adicionar umidade, e a palmeira areca — também chamada de palmeira borboleta ou palmeira amarela — não é exceção.

Elas exigem relativamente pouca manutenção, mas exigem muito sol e solo úmido. Mantenha-as perto de uma janela que receba bastante luz solar. Regue-as o suficiente para manter o solo úmido, especialmente na primavera e no verão.

Elas podem crescer até 1,80 a 2,10 metros de altura e não gostam de raízes muito cheias, então você precisará replantá-las a cada dois anos conforme elas crescem.

Hera Inglesa
Hera Inglesa

Hera Inglesa

A hera inglesa ( Hedera helix ) é fácil de cuidar e oferece muito retorno sobre o investimento, pois cresce muito rápido.
Também foi  demonstrado  que ele tem uma das maiores taxas de transpiração. Isso o torna uma boa opção para aumentar a umidade relativa E remover monóxido de carbono do ar interno.

Uma cesta suspensa é melhor para essa hera de folhas pequenas. Ela crescerá tão longa e viçosa quanto você deixar.

Para mantê-la controlada, basta podar até o tamanho que você quiser.

A hera inglesa gosta de luz brilhan

Palmeira-Dama-do-Campo

A Palmeira-Dama-do-Campo é uma planta densa que requer pouca manutenção quando se trata de luz solar e necessidades de água.

Ela se desenvolve melhor em luz forte, mas é adaptável o suficiente para crescer também em locais com pouca luz, embora em um ritmo um pouco mais lento.

As palmeiras femininas gostam de ser regadas abundantemente quando a superfície está seca ao toque, então sempre verifique o solo antes de regar.

Falsa seringueira

A falsa seringueira não é tão exigente quanto outras plantas tropicais de interior, o que a torna muito fácil de cuidar. As seringueiras também têm uma alta taxa de transpiração e são ótimas para ajudar a limpar o ar interior.

As plantas de borracha gostam de sol parcial a sombra parcial. Elas podem lidar com temperaturas mais frias e solo mais seco (perfeito para pessoas que tendem a matar todas as plantas que trazem para casa).

Deixe o solo secar antes de regar novamente. Nos meses de outono e inverno, você poderá cortar a rega pela metade.

Samambaia de Boston

A samambaia de Boston tem propriedades purificadoras de ar que adicionam umidade e removem toxinas do ar interno. Já mencionamos que elas são exuberantes e lindas também?
Para manter uma samambaia de Boston saudável e feliz, regue-a com frequência suficiente para que o solo esteja sempre úmido e certifique-se de que ela receba bastante luz solar indireta, colocando-a em uma parte iluminada do cômodo.

De vez em quando, borrifar água nas folhas da samambaia com um borrifador pode ajudar a mantê-la viva quando o aquecedor estiver ligado ou a lareira estiver acesa.

Lírio da paz

Lírios da paz são sempre-verdes tropicais que produzem uma flor branca no verão. Eles geralmente crescem até cerca de 16 polegadas de altura, mas podem crescer mais nas condições certas.

Um lírio da paz se sente mais em casa em um cômodo que seja quente e receba bastante luz solar. Ele precisa de solo úmido.

Não precisa se estressar se você esquecer de regá-la de vez em quando. Ela vai lidar melhor com isso do que ser regada em excesso.

Se você tem gatos, você vai querer manter esta planta fora do alcance ou evitá-la. Lírios são  tóxicos  para nossos amigos felinos.

Pothos dourado

O pothos dourado também é chamado de hera-do-diabo e videira-do-diabo porque é praticamente impossível de matar. Você pode esquecer de regá-lo e até mesmo esquecer de dar-lhe luz por longos períodos, e ele ainda estará verde quando você finalmente se lembrar.

Dito isso, ela prospera em espaços mais iluminados e gosta de um pouco de água. Deixe secar entre as regas.
Seus caules pendentes crescem tanto quanto você quiser, por isso são perfeitos para pendurar vasos ou colocá-los em uma prateleira mais alta.

Quanto mais alto, melhor se você tiver animais de estimação, já que alguns de seus compostos são tóxicos para cães e gatos… e cavalos, se você mora em um apartamento grande com regras muito flexíveis para animais de estimação.

Tamareira anã

As tamareiras anãs também são chamadas de tamareiras pigmeias. Elas são perfeitas no que diz respeito a plantas. Elas são basicamente versões mini das palmeiras que você vê em cartões postais tropicais.
Eles podem ajudar a manter o ar de um ambiente limpo e aumentar a umidade, além de serem muito fáceis de manter.

Elas podem crescer de 1,8 a 3,6 metros de altura com luz solar indireta e brilhante e solo úmido — não encharcado.
Eles também preferem um ambiente levemente aquecido, então evite colocá-los perto de janelas com correntes de ar ou de fontes de frio.

Dracena

A Dracena ou planta do milho não lhe dará um suprimento infinito de milho — apenas folhas que se parecem com folhas de milho e uma florada ocasional se você tratá-la bem. Ela também ajuda a umidificar o ar interno e remover vapores tóxicos.
A manutenção é fácil. Deixe a parte superior do solo secar antes de regar e mantenha em um cômodo bem iluminado, onde possa receber uma boa quantidade de luz solar indireta.

Palmeira de salão

Esta é outra palmeira de alta transpiração que não requer nenhuma habilidade real para crescer. De nada.
As palmeiras de salão gostam de sol parcial, mas também podem sobreviver em sombra total, desde que você mantenha o solo constantemente úmido com algumas regas por semana.
Para ajudar no crescimento, certifique-se de que há espaço suficiente no vaso, aumentando o tamanho a cada um ou dois anos, ou sempre que começar a ficar lotado.

Plantas a evitar

As plantas geralmente são boas para o ambiente, mas algumas têm o efeito oposto quando se trata de umidade.
Essas plantas tendem a atrair umidade  para dentro  em vez de deixá-la sair. Isso não acontece instantaneamente, e algumas plantas não terão efeito suficiente para realmente eliminar a umidade da sua casa.

Ainda assim, se você estiver procurando por umidade máxima, talvez seja melhor limitar isso.

Plantas que se enquadram nessa categoria são aquelas que requerem muito pouca água para sobreviver. Pense em plantas que você encontra em climas secos, como o deserto.

Isso inclui plantas como:

  • cactos
  • suculentas
  • babosa
  • euphorbia, também chamada de “spurge”

Dicas profissionais

Se você realmente quer aproveitar toda a umidade e purificação que essas plantas oferecem, aqui estão algumas dicas a serem consideradas:

  • O tamanho importa.  Plantas com folhas maiores geralmente têm uma taxa de transpiração maior, então use plantas maiores para umidificar e purificar um cômodo.
  • Quanto mais, melhor.  Tenha pelo menos duas plantas de bom tamanho por 100 pés quadrados de espaço — mais é ainda melhor.
  • Mantenha-as por perto.  Agrupe suas plantas mais próximas para aumentar a umidade do ar e ajudar suas plantas a prosperar também.
  • Adicione pedrinhas.  Se você estiver lidando com ar seco em ambientes fechados, coloque suas plantas em uma bandeja de pedrinhas com água para criar mais umidade para suas plantas  e  seu ambiente.

Considerações finais sobre plantas de interior

Se você está procurando combater o ar seco em sua casa e tem algum espaço, considere estocar algumas plantas de interior . Apenas tenha em mente que esta é uma área onde menos definitivamente não é mais.
Para um impacto perceptível no ar de sua casa, tente ter pelo menos várias plantas em cada cômodo. Se você só tem espaço para algumas plantas, tente escolher as maiores, com folhas grandes.

Sobre o autor

Kheas Santos

Kheas Santos é jornalista formado pela FACIIP, com experiência em grandes portais do Brasil. Especialista em variedades, escreve sobre música, estilo de vida e o universo dos famosos, trazendo informações dinâmicas e envolventes para o público.

Deixe um comentário