Guia completo de como cuidar de uma orquídea

Guia completo de como cuidar de uma orquídea

Tempo de leitura4 min

As orquídeas são conhecidas por suas flores duradouras que aparecem em quase todas as cores — branco, rosa, roxo e amarelo estão entre as mais comuns. As flores intrincadas têm pétalas distintas e um labelo, conhecido como labelo da planta, que geralmente é maior e mais colorido. A planta marcante pode crescer dentro de casa, trazendo um toque de charme e cor ao design da casa.

Além do apelo estético, as orquídeas exigem cuidados mínimos — desde que suas condições sejam atendidas. A planta tropical vale o investimento, considerando que as flores podem durar semanas ou meses de cada vez, e continuam a florescer por 15-20 anos, de acordo com o Gardening Know How . Embora a planta tropical tenha mais de 25.000 variedades, a orquídea mariposa (também conhecida como phalaenopsis) prospera melhor em ambientes fechados. 

Guia completo de como cuidar de uma orquídea

☀️ Luz solar

As orquídeas preferem luz solar indireta e brilhante . Coloque-as em janelas voltadas para o leste ou oeste para ter a melhor chance de crescimento saudável.

💦 Água

Regue as orquídeas a cada 7 a 10 dias quando o solo estiver seco ao toque — provavelmente uma vez por semana durante a primavera e o verão, 10 a 14 dias durante os meses mais frios. Regue a planta completamente, encharcando a mistura de envasamento completamente e permitindo que a água escorra do vaso.

Tenha em mente: Se a água da sua torneira for muito dura (com altos níveis de minerais) ou muito mole (tratada com cloreto de sódio), isso pode impactar a orquídea. Faça água destilada fervendo-a e deixando esfriar.

Algumas pessoas também preferem o truque do cubo de gelo. Simplesmente coloque três cubos de gelo em cima do solo da orquídea, tomando cuidado para não tocar em suas folhas e caule. Conforme os cubos de gelo derretem, eles darão à sua orquídea uma quantidade adequada de água sem danificar suas raízes.

🪴 Solo

Esta planta florida requer uma mistura grossa para drenagem adequada . A mistura ideal para envasamento pode incluir casca de árvore, lascas de cortiça, musgo, pedras de lava, pequenas pedras-pomes e carvão.

✂️ Poda

Depois que as flores da orquídea caírem, corte as hastes floridas (o caule em que a flor cresceu) para preparar o próximo ciclo de floração da orquídea. Use tesouras de poda para chegar o mais perto possível da base.

🔥 Temperatura e humidade

As orquídeas preferem temperaturas entre 70° e 80° Fahrenheit durante o dia, mas se dão bem com temperaturas mais frias (tão baixas quanto 60°) à noite. As orquídeas requerem alta umidade — entre 50% e 75% — para prosperar. Um umidificador de plantas pode ajudar sua orquídea a se manter hidratada.

orquídeas phalaenopsis florescendo. flores brancas, roxas e rosas florescem no peitoril da janela. close up de plantas de casa

Maryviolet // Getty Images

Tipos de orquídeas

Há entre 25.000 e 30.000 espécies diferentes de orquídeas, de acordo com a Rainforest Alliance. As plantas floridas podem variar muito em tamanho, peso e cor — as flores podem aparecer em quase todas as cores.

  • Phalaenopsis: A maioria das orquídeas de casa são phalaenopsis, também conhecidas como orquídeas mariposas. Originárias de florestas tropicais úmidas na Ásia, a espécie cresce bem em ambientes fechados e permanece em flor por meses a fio.
  • Cattleya : Nativa da América do Sul, esta espécie tem flores grandes e perfumadas com bordas onduladas.
  • Oncidium: Também conhecida como “dama dançarina”, esta espécie tem pétalas vibrantes e assimétricas.
  • Cymbidium: Essas orquídeas que gostam de luz, também conhecidas como orquídeas barco, têm flores em várias cores — do verde ao rosa e lavanda. prévia de O que sua flor favorita diz sobre você

Problemas comuns com orquídeas

✔️ Pragas: Inspecione as orquídeas regularmente para pragas, como cochonilhas, ácaros ou pulgões. Os sinais incluem manchas amarelas ou marrons, listras prateadas ou um resíduo pegajoso nas folhas. As pragas também podem causar crescimento anormal ou atrofiado.

✔️ Folhas caídas ou amarelas: Este é um sinal precoce de que sua orquídea não está feliz. Folhas caídas ou amarelas geralmente são causadas por excesso de água — verifique se há solo encharcado e raízes macias e escuras. Se o solo estiver seco e as raízes estiverem enrugadas, folhas caídas também podem ser resultado de falta de água. Folhas amarelas podem ser um sinal de luz inadequada — mova-a para um local ensolarado ou adicione uma luz de cultivo.

✔️ Folhas queimadas: folhas secas, crocantes ou marrons geralmente são resultado de muita luz solar direta, altas temperaturas, umidade muito baixa ou falta de água.

✔️ Explosão de brotos: frequentemente um sinal de estresse, a explosão de brotos ocorre quando os brotos murcham e caem antes de poderem florescer. Pode ser causada por uma mudança repentina de temperatura, umidade ou luz. Rega inconsistente, fertilizante errado, podridão da raiz ou pragas também podem causar explosão de brotos.

✔️ Podridão da raiz: Fique atento a raízes escuras e moles causadas por drenagem ruim ou excesso de água. Certifique-se de que seu vaso tenha furos de drenagem adequados e que você esteja usando a mistura de envasamento adequada (e não muito velha).

✔️ Manchas escuras nas folhas: Manchas pequenas e escuras são provavelmente um sinal de infecção fúngica ou bacteriana. Corte a área infectada e borrife a planta com um bactericida ou fungicida, ou às vezes peróxido de hidrogênio pode combater as doenças.

Sobre o autor

Kheas Santos

Kheas Santos é jornalista formado pela FACIIP, com experiência em grandes portais do Brasil. Especialista em variedades, escreve sobre música, estilo de vida e o universo dos famosos, trazendo informações dinâmicas e envolventes para o público.

Deixe um comentário