
Advogado é preso por falsificar mandado para soltar traficante Averaldinho
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (11/09) em uma investigação sobre o uso de um mandado judicial falsificado que visava a liberação de Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como Averaldinho, apontado como líder do tráfico no bairro do Calabar, em Salvador.
O principal alvo da operação é um advogado de defesa de Averaldinho, acusado de apresentar o documento falso na tentativa de conseguir a soltura do cliente. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos no escritório do suspeito três notebooks, duas máquinas de cartão, dois pen drives e diversos documentos. A Justiça também determinou a suspensão imediata do exercício profissional do advogado.
De acordo com a delegada Lara Candice, titular da Dececap, o documento fraudado solicitava a expedição de um alvará de soltura do traficante. Porém, em 22 de julho, a Secretaria do Juízo identificou que não havia decisão registrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que apontou fortes indícios de falsificação.
Averaldinho do Calabar
Considerado um dos principais líderes da facção Bonde do Maluco (BDM) em Salvador, Averaldinho é acusado de chefiar o tráfico de drogas nos bairros do Calabar e Alto das Pombas. Em agosto de 2024, ele foi transferido do Conjunto Penal Masculino de Salvador para o presídio de segurança máxima de Serrinha, durante a “Operação Comando”.