
10 dicas para você reduzir a bagunça em cozinha
Estas são as 10 dicas para você reduzir a bagunça em cozinha. Hoje trago para vocês um post importante do ponto de vista da limpeza. Como vocês já devem saber, a pessoa mais limpa não é aquela que limpa mais, mas sim aquela que faz menos sujeira. Então, para ajudar você a fazer menos bagunça na sua cozinha, hoje trago 10 dicas que você deve colocar em prática se quiser fazer menos bagunça na sua cozinha e começar a aproveitar mais essa parte da casa. Muitas vezes parece que passamos o dia todo limpando, e nunca é o suficiente.
10 dicas para reduzir a bagunça na sua cozinha
Como eu já disse antes, o mais importante na cozinha é tentar fazer a menor bagunça possível. Então, espero que você possa colocar em prática as dicas que deixei abaixo o mais rápido possível e depois me conte como elas funcionaram para você.
1. Antes de começar a cozinhar, certifique-se de que suas áreas de trabalho estejam limpas e sua pia esteja vazia. Com esse passo simples, você evitará muitos problemas e garanto que ficará muito mais fácil cozinhar em um ambiente limpo, organizado e arrumado. Também é importante que você limpe enquanto cozinha. Pense nisso como parte do processo de cozimento , mas se você colocar essa dica simples em prática, quando terminar de cozinhar, sua cozinha estará praticamente arrumada.
2. Compre um tapete bonito para a área da pia da cozinha. Temos um em casa, e ele é responsável por garantir que os desastres hídricos permaneçam naquele espaço e não se agravem.
3. Ao cozinhar, mantenha a cozinha ventilada e o exaustor ligado . Dessa forma, você evitará o acúmulo de fumaça e odores desagradáveis, além de garantir que a gordura não tome conta do seu espaço mais do que o normal.
4. Outra dica para ter em mente ao cozinhar é usar tampa. Muitas vezes ignoramos o fato de que usar uma tampa durante o cozimento evita respingos desnecessários.
5. Ao cozinhar, tenha sempre um pano e um utensílio multiuso à mão. Isso evitará que os desastres piorem.
6. Se você tiver aparelhos como um processador de alimentos ou uma fritadeira a ar, use-os sempre que possível. Dessa forma, sua cozinha ficará protegida de respingos e gordura indesejada por mais tempo.
7. Todos nós sabemos o quão desagradável é limpar o forno, então, para mantê-lo seguro e ter que limpá-lo o mínimo possível, sugiro que você use estes tapetes de forno ou folhas protetoras. Pode não parecer, mas posso te dizer que eles são responsáveis por limpar grande parte da sujeira que pode ser gerada no seu forno.
8. Se você usa muito o micro-ondas, compre uma capa protetora que absorva a maioria dos respingos que possam ocorrer. Esses tipos de tapas são econômicos e cumprem sua função.
9. Se você não quiser passar pelo incômodo de limpar a cozinha, recomendo limpar regularmente os azulejos e os armários da cozinha.
10. Quando terminar de comer, lave seus pratos ou coloque-os na máquina de lavar louça. Isso evitará que eles sequem e fiquem mais difíceis de limpar.
Outras dicas que costumam funcionar quando se trata de evitar manchas na cozinha são:
Tempo de preparação: reserve alguns minutos antes de começar a cozinhar para reunir todos os ingredientes e utensílios necessários. Dessa forma você evita correr e sujar tudo.
Avental com pano de prato: Coloque um pano de prato dobrado no bolso do seu avental. Você sempre terá algo à mão para limpar qualquer derramamento.
Colheres de pau na panela: Para evitar que as bolhas de água fervente respinguem, coloque uma colher de pau em cima da panela. Isso ajudará a quebrar a tensão superficial e reduzir respingos.
Corte com cuidado: use um truque de chef e coloque um pano úmido ou papel-toalha sob a tábua de corte para evitar que ela escorregue enquanto você pica os ingredientes.
Cubra parcialmente as panelas: Ao fritar alimentos, coloque a tampa da panela em um leve ângulo . Isso permite que o vapor escape, mas reduz a quantidade de respingos.
Aprenda a refogar corretamente: ao refogar ingredientes em uma panela, faça movimentos rápidos e uniformes para evitar respingos.
Use telas contra respingos: se tiver uma, use telas contra respingos ou tampas para cobrir panelas e frigideiras ao cozinhar alimentos que tendem a respingar muito, como bacon ou alimentos fritos.
Manuseie líquidos com cuidado: despeje os líquidos lentamente e de forma controlada para evitar derramamentos e respingos.
Mantenha sua cozinha organizada: limpe as superfícies de trabalho e respingos assim que ocorrerem . Uma cozinha arrumada tem menos probabilidade de ficar suja.
Pratique a técnica de mistura: ao misturar ingredientes em uma tigela, use movimentos suaves e lentos para evitar que eles respinguem para fora do recipiente.
Espero que você tenha gostado do post de hoje e que a partir de agora você saiba como aproveitar melhor sua cozinha sem precisar limpar tanto.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário e entrarei em contato o mais breve possível.
E você, usa todas essas dicas para diminuir a bagunça na sua cozinha? Você conhece alguma outra dica para reduzir a bagunça na cozinha? Você vai nos contar?
Um abraço e até o próximo post.